Total de visualizações de página

domingo, 29 de maio de 2011

Pode acontecer de novo? Os "fantasmas" da reincidência...


Sei que todas nós nos questionamos... E se acontecer de novo? Existe reincidência em AGENESIA RENAL BILATERAL?
Deixando de lado os termos técnicos, relatarei aqui tudo o que ouvi e aprendi. Se mais alguém quiser acrescentar com comentários, esteja à vontade. E se eu estiver errada, me corrijam, por favor...rs!
- Por demora na autorização dos exames genéticos pelo meu plano de Saúde, quando chegou no Laboratório em Curitiba, todo o material coletado do meu bebê na cordocentese foi para o LIXO. Sabe que eu até achei bom? Imagina se temos o resultado de possibilidade de reincidência de 50%? (que pode mesmo acontecer...) Acho que seria menos desesperador e angustiante NÃO SABER...
- Os médicos sempre dão explicações extremamente técnicas: se o gene for recessivo são 25%, se for dominante, são 50%, pode ter sido uma alteração multifatorial e blá blá blá... AFF!! O que nós queremos saber EFETIVAMENTE é se HÁ risco de acontecer de novo. E o que eu entendi, em dados estatísticos, geralmente a taxa de reincidência gira em torno de 3,9 a 5,6%. 
- A agenesia renal bilateral é muito mais comum em MENINOS (isso nós sabemos na prática) e normalmente acontece no primeiro filho. Conheço mães que a agenesia aconteceu no 2° ou no 3° filho. Fica aqui o meu sentimento e a minha angústia: entendam que quando acontece com o PRIMEIRO FILHO (como é o meu caso) a sensação de "culpa", de impossibilidade de ter gerado um bebê perfeito e saudável é mais latente! Tanto para nós, quanto para outras pessoas, que chegam a fazer comentários infelizes e desnecessários. Todas nós ouvimos algumas "asneiras", não é mesmo? Eu, sinceramente, não tive muita paciência e respondi a todas as idiotices que ouvi NA LATA!! Deixa que eu sofra sozinha pelos meus problemas e não venham me dizer, por exemplo, que tudo aconteceu porque na gestação eu bebia água com gás por conta dos enjôos matinais. Ah... Nos poupem não é mesmo? (DESCULPEM O DESABAFO!rs) Tudo aconteceu porque TINHA que acontecer e NADA poderia ser evitado. E PRONTO!
- Quando eu soube da AGENESIA RENAL BILATERAL no meu bebê, confesso para vocês que me senti um ET!! Caramba, o que eu fiz para acontecer ISSO? E, quando pesquisava na internet, só achava textos e artigos técnicos, com linguagem que não faz parte do meu cotidiano, nem da minha vivência. Por isso, com a força de uma amiga chamada Lorena (mãe do SAMUEL, que também foi CHAMADO PELO SENHOR), resolvi criar esse blog. Não que eu fique feliz em saber que existem outras mães e famílias vivenciando o que a minha passou, muito pelo contrário. Me sinto hoje aliviada em ajudar, para que todas saibam que não estamos sós (não somos as únicas do PLANETA a gerar um bebê que não teve os rins formados), que outras pessoas podem trocar informações e experiências conosco e, principalmente, que “dor partilhada é dor dividida”.
- Eu e meu marido mandamos fazer o histopatológico do bebê: esse exame o plano de saúde COBRE SIM e é uma necrópsia fetal mais superficial. Todos os órgãos são analisados, assim como a placenta e o cordão umbilical. No meu bebê, além da agenesia renal bilateral, o exame acusou hipoplasia pulmonar bilateral (sem líquido os pulmões não desenvolvem), além de outros órgãos colabados pela falta de líquido. Arthur teve sinais de Fácies de Potter, que é ocasionada também pela falta de líquido: narizinho achatado, implantação mais baixa de orelhas e membros, entre outros. No mais, tudo PERFEITAMENTE NORMAL. 
- E, para terminar, fica a conversa que tive com um médico dois meses após o parto. Eu não consegui marcar ultra com a médica que estou acostumada a fazer e marquei num local mais perto da minha casa. Ele, beeeeeem velhinho, após ouvir meu relato e a “saga” de tudo que passei, me disse: “Ao longo dos meus 40 anos de medicina, vi confirmados uns 10 a 15 casos de agenesia renal bilateral. O raro não é a agenesia: o raro é a gravidez evoluir mesmo sem os rins. Quantos abortos espontâneos não são ocasionados por isso e as mães nem sabem? Por isso, minha querida, lembre-se do seu bebê com todo o carinho que puder, mas não deixe que o medo de ser mãe de novo te impeça de tentar. Tente de novo! E volte aqui com um bebê bem grandão e lindão para nós filmarmos bastante ele dentro da sua barriga! Não fique com traumas de ultra e nem de médico, por favor! (nessa hora, eu tive que rir: estou mesmo APAVORADA com ultras...rs) E, para te aliviar, vou te dizer uma coisa: eu NUNCA VI um caso de reincidência de agenesia renal bilateral”. 
Com toda a sinceridade... Se era verdade ou não do médico, eu não sei. Só sei que eu fiquei MUITO aliviada e muito menos angustiada com tudo o que ouvi! E aí, inevitavelmente, nos voltamos ainda mais para Deus... 

“...como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam”. (1 Coríntios 2 : 9)

Que, a partir de hoje, Deus esteja ainda mais gerando a nossa vitória, como muito sabiamente escreveu minha amiga Adria dias atrás. E que nossos filhotes estejam em paz, sabendo que “a nossa compreensão é a recompensa da nossa fé." (Santo Agostinho)

Em especial, muita força, paz e fé para Flávia, Bárbara e suas famílias! 
Deus esteja com vocês hoje e sempre!

domingo, 22 de maio de 2011


Às vezes, uma imagem vale mais do que mil palavras... Acho que essa é uma delas!

Sem muito o que dizer... 

Uma semana de Paz a todos... 

"Não sei quantas almas tenho.
Cada momento mudei.
Continuamente me estranho.
Nunca me vi nem acabei.
De tanto ser, só tenho alma.
Quem tem alma não tem calma.
Quem vê é só o que vê,
Quem sente não é quem é,

Atento ao que sou e vejo,
Torno-me eles e não eu.
Cada meu sonho ou desejo
É do que nasce e não meu.
Sou minha própria paisagem;
Assisto à minha passagem,
Diverso, móbil e só,
Não sei sentir-me onde estou.

Por isso, alheio, vou lendo
Como páginas, meu ser.
O que segue não prevendo,
O que passou a esquecer.
Noto à margem do que li
O que julguei que senti.
Releio e digo : Fui eu?
Deus sabe, porque o escreveu".
(Fernando Pessoa)

quinta-feira, 19 de maio de 2011

As Dores do Silêncio...


As Dores Do Silêncio

Rosa de Saron / Composição : Eduardo Faro

Ao meu redor
Procuro entender
O que virá
Se bem longe eu vou estar


Diante de Ti
Eu entreguei os meus caminhos
Pra Te sentir
E nunca mais chorar sozinho


Mas cansado estou
e fraco a esperar
que Tua doce voz venha o meu sono despertar


Manda Teu espírito e vem me abraçar
Pra eu não chorar
Preciso de Ti aqui
Pra me consolar


Manda Teu espírito e vem me abraçar
Pra eu não chorar
Preciso de Ti aqui
Pra me consolar


Só Você faz o mar se acalmar
E traz paz iluminando o meu olhar
Sabes ouvir as dores do silêncio
E persistir em esquecer os meus lamentos


Sei que em Você
Encontro meu alento
Estendo as minhas mãos
Entrego os meus sentimentos


Manda Teu espírito e vem me abraçar
Pra eu não chorar
Preciso de Ti aqui
Pra me consolar


Uma reflexão para todas nós, mães de bebês com agenesia renal bilateral, que "sofremos" em silêncio as alegrias e tristezas em gerar vidas tão breves... e tão eternas!
Em especial: FLÁVIA, sinta-se abraçada por todas nós! Por mais que seja difícil, curta e ame bastante o seu filho (ou filha) enquanto ainda o(a) sente pulsar dentro de você... E que esse amor, já embalado pela saudade, dure para sempre!

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Mãe... E Céu!

Bom, e o tal “Dia das Mães” passou... E eu continuei sem muita inspiração e/ou vontade de escrever sobre... Mas hoje li um poema tão bacana sobre MÃE e resolvi postá-lo aqui:

MÃE...  São três letras apenas
As desse nome bendito:
Também o céu tem três letras
E nelas cabe o infinito.

Para louvar a nossa mãe,
Todo o bem que se disser,
Nunca há de ser tão grande,
Como o bem que ela nos quer.

Palavra tão pequenina,
Bem sabem os lábios meus.
Que és do tamanho do CÉU
E apenas menor que Deus!
(Mário Quintana)

Que Deus continue abençoando a nós e nossos Anjos que estão ao lado do Senhor! Conosco, as palavras MÃE e CÉU possuem um significado ainda mais estreito... E ESPECIAL!

(Postagem removida, mas recuperada... UFA!rs)

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Que venha o "dia das Mães"...


Vem chegando o Dia das Mães... Neste ano, ele será "comemorado" no próximo domingo, dia 08. Por vários dias venho tentando escrever algo para nós, mamães que recentemente "perdemos" nossos bebês, mais especificamente com agenesia renal bilateral.
Confesso que ainda não consegui... Mas queria muito postar algo hoje no blog...
Acabei de ler um e-mail do tio do meu marido que mora beeeem longe de nós e suas palavras foram extremamente sábias e confortadoras. Sabemos que, nem sempre, as pessoas sabem conduzir conosco uma conversa que nos deixem em paz. Com isso, deixarei aqui um "testemunho" para que possamos refletir um pouco sobre tudo o que nos aconteceu.
Eu e meu marido nos casamos no civil em agosto de 2009: combinamos que, quando fosse possível, celebraríamos nosso casamento no religioso. Um ano depois, em agosto de 2010 eu já estava grávida e em dezembro já saberíamos que Arthur não nos "pertenceria" fisicamente.
Óbvio que um grande vazio criou-se em nossa vida: tantas expectativas, tantos sonhos, tantos planejamentos... E uma gestação que não teria um "final feliz"...
Buscamos em nossa fé um conforto que, com certeza veio de Deus... A tristeza pairou sobre o nosso lar por muitos e muitos dias... Felizes não estamos: mas nosso coração está em paz...
Com isso, decidimos antecipar um sonho que havia sido adiado: amanhã, dia 06/05, celebraremos nosso casamento no religioso. Estaríamos nos preparando para receber nosso rei Arthur entre os dias 05 e 10 de maio e temos certeza ele estará conosco neste momento tão especial! Deus tinha (e ainda tem) outros planos para nossas vidas... E nós aceitamos e respeitamos tudo com resiliência. 
E eu desejo que todas vocês, em especial, possam realizar os seus sonhos hoje e sempre, sejam eles uma viagem bacana, uma nova gestação, mudanças no trabalho, volta ao estudo, enfim...  Não devemos NUNCA nos entregar à tristeza e ao desespero.
Prometo postar aqui uma mensagem para nós... Mas não por esses dias... Afinal de contas, mesmo sem nossos filhos nos braços, sempre seremos mães... 
Agradeço hoje pela vida da minha mãe, da minha sogra, das minhas duas avós e de tantas outras mães importantes e queridas em minha vida! E tenho certeza que Deus me confiará mais filhos! No entanto, no meu coração, sempre haverá um lugarzinho muito especial para o Arthur!

Há duas formas para se viver a vida: uma é acreditar que não existe milagre.
A outra é acreditar que todas as coisas SÃO um milagre”. (Albert Einstein)

Segue a mensagem que recebemos do tio Juvenal pelo nosso casamento: suas palavras me emocionaram... (e olha que isso não é muito fácil, porque  meu marido é uma manteiga derretida, mas eu sou meio durona...rs)

QUERIDOS,
A VIDA É UM CAMINHAR CONSTANTE. ONDE PROCURAMOS E DEVEMOS NESTA CAMINHADA JUSTIFICAR A NOSSA PRESENÇA NESTE PLANETA. 
EM TODA CAMINHADA EXISTEM OBSTÁCULOS A SER VENCIDOS. NADA DEVEMOS TEMER E A TUDO SEM MEDO IREMOS VENCER,A CAMINHADA COMPÕE O NOSSO VIVER, COMO OS AMIGOS PROCEDERAM E VENCERAM!
COM ESTE PREÂMBULO QUEREMOS SAUDAR O VALOROSO, VIGOROSO E VITORIOSO CASAL QUE EM SUA CAMINHADA CUMPRE UM PRECEITO BÍBLICO  "CRESCEI E MULTIPLICAI-VOS", PRESENTEANDO-NOS COM O JÁ BEM VINDO REI ARTHUR, FADADO A TER UM REINADO MEMORÁVEL NESTE LAR QUE COM CARINHO O ABRIGARÁ!
PARA QUE NÃO HAJA CONTESTAÇÃO QUANTO A LEGITIMIDADE DO FUTURO REINADO DO REI ARTHUR, ESTE CASAL INTELIGENTE E SENSATO, DECIDIU IR DE ENCONTRO COM O " REI DOS REIS" E CUMPRIR UM PRECEITO RELIGIOSO QUE CONSISTE NA EFETIVAÇÃO DESTA UNIÃO, COM TODAS AS BENÇÃOS DO SENHOR E FAZENDO ISTO ACONTECER NO MES DA VIRGEM MARIA, O MES DE MAIO, ESTE ABENÇOADO CASAMENTO RELIGIOSO, JÁ COMEMORADO POR ANTECIPAÇÃO POR "GREGOS E TROIANOS" COMO O CASAMENTO DO ANO.
PARABÉNS! FELICIDADES! E QUE O CHORO DO BEBE SÓ LHES TRAGA ALEGRIA, COM AS BENÇÃOS DO SENHOR E PROTEÇÃO DA VIRGEM MARIA!
A TURMA SAUDOSA AQUI DO CEARÁ JUVENAL,JOSEMAR, NAHIMI E A ESTREANTE SOPHIA!
E DE CARONA  A TURMA DE COPACABANA MARCIO,MARIANA E JORGE