Total de visualizações de página

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

AGENESIA RENAL BILATERAL: ROTEIRO PARA A REALIZAÇÃO DE ACONSELHAMENTO GENÉTICO


IMPORTANTE!! Quem se interessar em realizar o aconselhamento genético muita atenção às dicas da Fabiana Pompeu. Ela fez tudo direitinho e está com o diagnóstico em mãos!


  • Após o diagnóstico de Agenesia Renal Bilateral, o médico obstetra deve elaborar um encaminhamento, em forma de declaração, solicitando avaliação genética para a preservação do futuro reprodutivo.

  • Para quem tem plano de saúde, há necessidade de prévia autorização de consulta com o médico geneticista credenciado. Para isso, basta levar a GUIA SADT (UNIMED), preenchida pelo obstetra e acompanhada do encaminhamento feita por este (explicar as razões da necessidade de aconselhamento genético), nas unidades de atendimento de cada plano de saúde competente para a autorização. Será emitida uma senha que será anotada no campo específico da GUIA. O código do procedimento é 10106014 (para quem tiver plano de saúde UNIMED) – descrição: aconselhamento genético.

  • Para quem mora no Estado do Rio de Janeiro, sugiro a médica geneticista Dra. Dafne Dain Gandelman Horovitz.

Locais de atendimento:

·             Centro de Referência e Estudos em Genética Médica - CERES-GENÉTICAlocalizado na Av. Ataulfo de Paiva, 135/1605, Leblon - Rio de Janeiro – RJ. Para maiores informações, basta acessar o site: http://www.ceresgenetica.com.br. Telefones: (21) 2274-4494 - (21) 2274-2705 (Tel e Fax). E-mail: info@ceresgenetica.com.br.

·             Centro de Genética Médica do Instituto Fernandes Figueira/ FIOCRUZ-RJ, que fica na Av. Rui Barbosa, n.º 176, Flamengo, RJ – telefone: (21) 2554-1700.

Como ser atendido pelo Instituto Fernandes Figueiras:

Usuários atendidos pelas redes pública e privada de saúde, por serviços filantrópicos ou de outros municípios podem ser encaminhadas ao IFF, basta agendar consulta no ambulatório em que deseja atendimento para avaliação. No caso de pacientes de unidades municipais de saúde, o agendamento é realizado através do Sisreg, sistema on-line que integra da rede básica à internação hospitalar e pode ser acessado em qualquer nível de complexidade, dos postos de saúde aos hospitais.(http://www.iff.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=7)

  • Hipóteses a serem consideradas na investigação genética:

·         Agenesia renal isolada – etiologia multifatorial
·         Anomalia cromossômica
·         Síndrome de Smith-Lemli-Opitz
·         Outra síndrome malformativa

Exames/materiais necessários (a maioria dos exames são realizados no dia do parto):

·                  Cariótipo;
·         Exame anatomo-patológico do feto e da placenta (A Dra. Dafne indicou a Dra. Elyzabeth Avvad – excelente profissional – contato somente por celular – quem precisar é só pedir);
·         Documentação fotográfica do feto e da placenta;
·         Dosagem de colesterol no sangue do cordão umbilical;
·         Armazenamento de soro congelado do cordão umbilical se houver necessidade de investigação futura;
·         Armazenamento de sangue do cordão umbilical se houver necessidade de investigação futura;
·         Congelamento de fragmento de cordão umbilical se for necessário estudo metabólico futuro.

Exames solicitados para os familiares:

Ultrassonografia de abdômen total dos pais do bebê, avós maternos e paternos. O objetivo é analisar os rins dos familiares. Se houver necessidade, o exame deve ser estendido a outras pessoas da família, de acordo com a orientação médica.

Quem precisar de cópia de algum exame (cariótipo, laudo e fotos da necropsia, fotos do bebê, dosagem de colesterol e tipagem sanguinea, inclusive o relatório de aconselhamento genético), basta solicitar: fabiana.pompeu@gmail.com

***POSTAGEM FEITA POR FABIANA POMPEU

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Lara...

 Descobrimos a gravidez em 10 de Fevereiro de 2012, foi uma surpresa pra nós, ficamos muito felizes e desde então desejamos muito esta criança. Fiz o USG de 12 semanas e estava tudo bem, depois foi só esperar o tempo passar para fazer o exame morfologico e descobrir o sexo do bebê.
No dia 15 de junho com 5 meses, fomos fazer o exame morfologico, quando nosso mundo virou de cabeça pra baixo. Recebemos a notícia de que eu estava com pouquissimo liquido aminiótico e que não identificarm os rins e a bexiga do bebê.
Nem preciso te falar como foi receber essa notícia, vc deve saber muito bem.

A partir daí vivemos essa difícil espera, amando intensamente esta criança, mesmo sem saber se menino ou menina, pois em nenhum USG conseguimos ver. Tivemos a opção de interromper a gravidez, mas optamos por levar até o fim, optamos pela vida, optamos em dar uma chance para Deus agir se fosse da Sua vontade fazer um milagre.

Infelizmente o milagre que esperamos não aconteceu. No dia 13 de Setembro as 7h05 nasceu a Lara, com 40 cm e 2,100 kg, uma guerreira... meu esposo Henrique a batizou assim que nasceu, já que não sabíamos quanto tempo ela ficaria conosco, e Deus a levou no dia seguinte, 14 de setembro de 2012 as 11h00 da manhã, ou seja ela lutou pra ficar conosco durante 28 horas.

Esse curto tempo que vivemos com ela foi intenso, era um misto de alegria e tristeza, vê-la respirando com dificuldades era difícil, mas vê-la alí, tão parecida conosco, tão guerreira, era nossa alegria.


Por ela ter ficado no oxigênio, não tive como tê-la em meus braços enquanto vivia, mas quando ela partiu fiz questão de trocá-la e deixá-la linda para os anjinhos levá-la. Foi aí minha única oportunidade de tê-la em meus braços...

Hoje faz 18 dias*** que ela se foi, e vivemos na dor e na saudade ainda tentando aceitar os planos de Deus na nossa vida. Creio que ela tinha uma missão e com o tempo vamos descobrir qual era.

Estou me recuperando da cesariana, mas assim que possível vamos realizar os exames de cariótipo e logo tentar uma proxima gestação.

Seu blog ajudou bastante quando precisamos, obrigada por partilhar sua história, e assim como a Cecília, espero que Deus nos envie outra benção pra alegrar nossa vida e diminuir a dor que sentimos hoje.

Abraços.

Patricia Meire Dias - Bebedouro / SP


(Me coloco a disposição pra conversar sobre esta experiência e dar mais detalhes a quem precisar - patymdias@hotmail.com)

*** E-mail recebido em 01/10/12.

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Ganhamos uma colaboradora... Seja bem-vinda a mãe do Heitor: FABIANA!


"Meu nome é Fabiana e sou casada com Johnny. 

Após dois anos de casamento decidimos ter um bebê. Com 20 semanas de gestação descobrimos que o Heitor tinha Agenesia Renal Bilateral. Ele nasceu em 09 de maio de 2012, com 34 semanas de gestação, e partiu após 40min de vida. Fizemos acompanhamento genético e descobrimos alguns familiares com problemas renais. 
Por tais motivos, a geneticista conclui que eu e o meu marido estamos inseridos em uma classificação de risco médio, que varia de  15% a 20% de recorrência em uma próxima gestação, incluindo Agenesia Renal Bilateral e outras doenças renais no futuro bebê. Portanto, temos de 80% a 85% de chance de ter um bebê saudável, o que nos deixou bastante animados. Assim, me coloco à disposição de mães e pais que queiram trocar informações gerais e esclarecimentos para a busca de aconselhamento genético, que é muito importante para o planejamento familiar futuro". 

O blog é muito visitado e muitas dúvidas e angústias surgem a cada dia... Com isso, decidi convidar a Fabiana para ser nossa primeira colaboradora. Fabiana foi a primeira de nós a aprofundar os estudos genéticos e sabe muito sobre esse assunto, além de ser uma pessoa super equilibrada, carinhosa, linda por dentro e por fora!
A partir de hoje, algumas postagens serão feitas por ela. Seja bem-vinda a mamãe do Heitor: FABIANA! "Usem e abusem" dos conhecimentos e experiências dela!

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

O coração da gente descansa...


"Algumas pessoas se destacam para nós. 

Não importa quando as encontramos no nosso caminho. 

Parece que estão na nossa vida desde sempre e que mesmo depois dela permanecerão conosco. 


É tão rico compartilhar a jornada com elas que nos surpreende lembrar de que houve um tempo em que ainda não sabíamos que existiam. 



É até possível que tenhamos sentido saudade mesmo antes de conhecê-las. 



O que sentimos vibra além dos papéis, das afinidades, da roupa que a gente usa. 



Transcende a forma. Remete à essência. Toca o que a gente não vê. O que não passa. O que é. 



Com elas, o coração da gente descansa. Nós nos sentimos em casa, descalços, vestidos de nós mesmos. 



O afeto flui com facilidade rara. Somos aceitos, amados, bem-vindos, quando o tempo é de sol e quando o tempo é de chuva. Na expressão das nossas virtudes e na revelação das nossas limitações. 



Com elas, experimentamos mais nitidamente a dádiva da troca, nesse longo caminho, de aprendizado do amor. "




(Ana Jácomo)