Total de visualizações de página

sábado, 19 de agosto de 2017

INFORMAÇÃO IMPORTANTE SOBRE RECIDIVA EM AGENESIA RENAL BILATERAL

Numa outra postagem (beeeem antiga), falei sobre a possibilidade de "acontecer de novo" a Agenesia Renal Bilateral.
Alguns médicos tratam tal malformação como "fatalidade". Sabemos que, na maioria dos casos, não é. Se a investigação genética for feita, a possibilidade de acontecer novamente está, em média, de 5 a 50%. 
Ao longo desses anos, conheci quatro casos relatados em que o 2° bebê teve Agenesia Renal Bilateral. A Tássia, cujo relato segue abaixo, nos traz uma importante informação sobre exames que devem ser feitos para buscar a etiologia da recidiva da malformação.
Agradecemos à Tássia por compartilhar conosco essa informação e disponibilizar seu contato.
Tássia... Força! 



"Meu nome é Tássia, sou mãe de dois anjos sem rins: Maria Luísa e Davi. Hoje venho compartilhar uma informação que considero muito importante para pessoas que vivenciaram a dolorosa experiência de gerar um bebê portador de Agenesia Renal Bilateral (ARB).
Para avaliar se havia variantes genéticas que pudessem estar associadas a ARB, realizamos um exame denominado EXOMA em minha segunda gestação. Este exame permite a identificação da causa de doenças genéticas de origem desconhecida ou causadas por um entre centenas de genes, como Deficiência Intelectual, malformações e Distúrbios da Diferenciação Sexual.
O exame foi realizado na cidade de Natal (RN) por indicação do médico Dr. Reginaldo Freitas que atende na clínica Obstare. Dessa forma foi identificado no resultado do exame a partir da coleta do sangue do cordão umbilical alterações genéticas no gene FGF20. Este gene tem importante papel na morfogênese renal, já tendo sido descrito na literatura 3 fetos em uma mesma família, com mutação levando a perda de função em homozigose no gene FGF20 que apresentavam agenesia renal bilateral. Trata-se de condição padrão de herança autossômico recessivo, com risco de recorrência.
Agradeço especialmente ao médico Dr. Reginaldo Freitas que acompanhou todo curso da minha gestação e nos orientou a realizarmos esse exame para descobrirmos a etiologia da recidiva da malformação.
Estou à disposição para maiores informações."



7 comentários:

  1. Tássia, muito obrigada por compartilhar a sua história e a informação sobre esse exame. Lamento muito que tenha passado por tudo isso. Que Deus te abençoe sempre.

    ResponderExcluir
  2. Amanha faz 3 meses que meu bebe se foi ,pela ARB ,percebi que o cordão umbilical dele era diferente ,era vermelho e bem molinho ,no hospital pedi para deixa só a placenta para descobri o que levou a ele ter a agenesia bilateral ,mais eles tinham que ficar com o corpindo do meu filho ent não quis deixa .. Mais queria saber algum outro exame ,que me desse a probabilidade de ter outro bb com esse problema .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me manda por favor seu e-mail que poderei ajudar na medida do possível. Abraço.

      Excluir
  3. Olá, espero poder ajudar a muitas famílias que vivenciaram essa dolorosa experiência. É importante fazer uma investigação genética. Estou à disposição para ajudar!!

    ResponderExcluir
  4. Tássia, olá! Muito obrigada mesmo! Eu descobri que meu bebê tem ARB a poucos dias e os médico não me dizem quase nada! Não falaram sobre qualquer exame pra investigar... estou pulando de médico em médico já a alguns dias. mas essa rotina cansa me cansa demais, vc deve me entender. será que vc poderia me dizer todos os exames que vc fez, será que podíamos conversar um pouquinho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oLá! Respondi seu e-mail! Quero ajudá-la! Podemos sim conversar!

      Excluir

Palavras de apoio, gotas de carinho. . .